sexta-feira, março 29
Shadow

Engenheiros criam peça robótica que diminui risco para humanos

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Engenheiros alemães criaram uma inovadora peça de junta robótica com o objetivo de tornar mais segura a interação humano-robótica

A nova peça de junta robótica foi inventada pelo estudante Hongxi Zhu e sua professora Ulrike Thomas, da Universidade Chemnitz de Tecnologia, localizada na Alemanha. A junta inovadora é constituída por molas conectadas e um pequeno motor linear que é o responsável por ajustar a dureza de todas as molas.

O mecanismo que o estudante e sua professora utilizaram para criar a peça, é conhecido como junta de conformidade (compliant), ou junta de rigidez variável. Esse mecanismo torna a junta muito mais “flexível”, emitindo força e movimento através da deformação elástica do dispositivo.

Desta forma, a força da junta robótica é distribuída por todo o seu movimento da flexibilidade relativa das peças, e não apenas nas articulações de corpo rígido.

Com essa invenção, os engenheiros tornam mais seguro a interação humano-robótica, eles já estavam trabalhando neste novo projeto da junta robótica desde o ano de 2016.

Nos projetos anteriores, as juntas eram constituída por sensores de força, que servia como um medidor de contato em caso de colisão, mas poderia ocorrer impactos. As outras técnicas inseridas no projeto atual, usam sensores ópticos externos para monitorar a distância entre robôs e humanos.

A nova junta inventada pelos dois engenheiros, visa minimizar impactos, desta forma ela funciona absorvendo energia graças a uma mola, sendo assim, a energia da colisão é absorvida e o robô pode se mover mais rápido na proximidade de um humano sem colocá-lo em perigo.

Continue nos acompanhando para mais notícias como essas e, se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos!

Também publicamos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)