sexta-feira, abril 26
Shadow

O seu CPF é importante demais para você usar em qualquer lugar

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

O seu CPF é importante demais para você usar em qualquer lugar. Provavelmente você sabe disso, mas talvez não tenha noção da dimensão dessa importância.

Assim como todos os documentos que devemos portar, o CPF possui uma relevância significativa no nosso dia a dia. O usamos para compras, transações financeiras, cadastros para a utilização de serviços, etc.

Por meio dos 11 dígitos, as instituições conseguem verificar se existem pendências financeiras no nosso nome. Isso serve como parâmetro de “pontuação” para a liberação ou não de um limite de crédito.

Fora essas funcionalidades do CPF, existem diversas outras. Neste artigo vamos lhe explicar o motivo para termos que ficar atentos quanto a quando e como usar este documento. Confira!

O seu CPF é importante demais para você usar em qualquer lugar: entenda mais sobre isso

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está prestes a assinar o decreto autorizando que se utilize o Cadastro de Pessoa Física para acessar benefícios, informações e também serviços de ordem pública no Brasil.

Este é um indicativo de que estamos mais próximos da instituição concreta do ICN (Identificação Civil Nacional). Este documento teve a sua lei sancionada em 2017 e traz como objetivo principal a unificação de todas as informações que cercam um número de CPF. Neste âmbito, a sua importância será ainda mais ressaltada.

O que implica o uso indevido do CPF

É preciso ficar bem atento a como, quando e com quem você compartilha o número do CPF. Uma vez que se perde o controle quanto à essa informação, o cidadão fica sujeito à uma gama de problemas que podem se tornar sérios em demasia.
Atualmente, ter os dados “furtados” implica na possibilidade de ter toda a identidade roubada. O criminoso pode usar esses dados para efetuar compras, solicitar serviços financeiros diversos, tais como empréstimos e financiamentos.

Este golpe é “silencioso” e, muitas vezes, você só descobrirá tempos depois. Sem que você saiba, seu nome pode ir parar no cadastro de negativados dos órgãos de proteção ao crédito. A partir daí as dores de cabeça e os problemas são infindáveis.

Você ficará impedido de efetuar qualquer operação financeira até que tudo isso seja regularizado. Fora o desgaste mental, há também o prejuízo financeiro do custeio dos processos judiciais para a comprovação do crime.

Com a implantação da ICN, esse contratempo ampliará a gravidade. Isto porque, com a associação e unificação dos dados do cidadão, inclusive os biométricos junto à Justiça Eleitoral, uma vez roubada, será muito mais difícil reaver a identidade.

Viu como o seu CPF é importante demais para você usar em qualquer lugar? Utilize seu documento, mas tome bastante cuidado daqui em diante. Aproveite e compartilhe este artigo para levar a informação para mais pessoas!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)