Com a quarentena, a atividade industrial reduziu e também a circulação de veículos e pessoas, com isso, a qualidade do ar melhorou
Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a poluição reduziu em Santa Catarina devido a quarentena. As maiores reduções ocorreram nos locais onde operam carboníferas e também no Litoral entre a Grande Florianópolis e Joinville, onde existia uma grande frota de veículos.
Diego Hemkemeier Silva, gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, explica:
“O principal componente analisado foi o dióxido de nitrogênio que é proveniente principalmente da queima de combustíveis fósseis e é um dos principais indicadores da poluição atmosférica. Foi possível fazer uma análise qualitativa desses dois períodos e identificar a redução desse componente na atmosfera”
Em seu site, o Ministério do Ambiente também mostra que os maiores responsáveis por reduzir a qualidade do ar são os processos industriais e de geração de energia, os veículos automotores e as queimadas. Muitos gases poluentes são tóxicos à saúde humana e responsáveis por danos à flora e aos materiais.
Na imagem abaixo, mostramos as fotos do satélite da Agência Espacial Europeia (ESA), que comparam o mesmo período em 2019 com 2020. Quanto mais próximo a cor do vermelho, significa maior poluição, quanto mais próxima do azul, significa menor poluição, que é o caso que está ocorrendo agora.
Outra notícia boa é que isso não está ocorrendo apenas em Santa Catarina, mas também em outros estados do país e até mesmo em outros países. O mundo está mais verde, a qualidade do ar melhorou e a camada de ozônio está se recuperando. Em meio a tantas notícias, finalmente vemos uma notícia boa.
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gruitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo