sexta-feira, abril 26
Shadow

Coronavírus: cientistas informam que o vírus sofreu mutação no Brasil

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Sequenciamento de genomas mostra que coronavírus sofreu mutações no Brasil; especialistam dizem que as as alterações reforçam necessidade de isolação social

Um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras mostrou que o novo coronavírus, o Sars-CoV-2, sofreu mutações no país. As amostras do vírus foram colhidas das vias respiratórias de pacientes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além disso, as análises confirmaram a transmissão local do vírus no país, reforçando a necessidade do isolamento social e testagem como medidas preventivas da transmissão da covid-19. “São as armas que temos agora”, disse, ao jornal O Globo, um dos coordenadores do estudo, Renato Santana, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG. “Não teremos vacina ou remédios prontos a tempo de salvar as vítimas dessa pandemia”, lembra.

O sequenciamento do vírus foi realizado durante o fim de semana do dia 21 de março no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O trabalho teve a participação de pesquisadores do LNCC, UFMG e UFRJ e contou com a parceria de pesquisadores da USP (CADDE) e da universidade de Oxford na Inglaterra, além de alunos de pós-graduação do país.

Vale dizer, no entanto, que a mutação de um vírus é algo natural. O sequenciamento e a comparação servem para traçar um panorama e acompanhar mudanças importantes, que podem, por exemplo, determinar o aumento da agressividade do vírus.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no trabalho, esse acompanhamento da dispersão do vírus no país irá continuar, com o auxílio de inteligência artificial.

Cursos gratuitos para a quarentena

Também publicamos matérias com cursos gratuitos de instituições, confira abaixo:

  1. USP
  2. UNICAMP
  3. ITA
  4. SENAI
  5. Sebrae
  6. Harvard

Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Gostou? Então não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!


Fonte: Catraca Livre

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)