sexta-feira, março 29
Shadow

Cientistas criam minifígado e realizam transplante com sucesso

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Os cientistas desenvovleram minifígado a partir de células humanas em laboratório e sobreviveu por quatro dias em ratos

O minifígado foi testado em ratos, com o objetivo de criar órgãos humanos em laboratório para diminuir as filas de transplantes; a tecnologia é conhecida como biofabricação.
Cientistas

O miniórgão desenvolvido por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foram testados em 5 camundongos, que aconteceu a partir da reprogramação de partículas da pele de humanos, transformadas em células-tronco, e depois em células hepáticas.

“Ver aquele pequeno órgão humano dentro do animal foi muito legal”, disse Alejandro Soto-Gutierrez, líder do grupo de cientistas envolvidos na pesquisa. “Esta coisa que parece um fígado e funciona como um fígado veio das células da pele de alguém” completou.

“Acredito que seja um passo muito importante, porque sabemos que isso pode ser feito”, disse Alejandro. “Você pode criar um órgão inteiro e funcional a partir de uma célula da pele”, completa.

Os cientistas disseram que cinco comundongos serviram de hospedeiros, nos quais os minifígados transplantados funcionaram bem, e sobreviveram por quatro dias em seus hospedeiros, resultado que representa grande avanços no desenvolvimento de órgãos em laboratório.

“O objetivo a longo prazo é criar órgãos que possam substituir a doação de órgãos, mas, no futuro próximo, vejo isso como uma ponte para o transplante”, explicou Soto-Gutierrez. “Por exemplo, [em caso de] insuficiência hepática aguda, você pode precisar [apenas] de um reforço hepático por um tempo, em vez de um fígado totalmente novo.”

Cursos online gratuitos

Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:

  1. USP
  2. UNICAMP
  3. ITA
  4. SENAI
  5. Sebrae
  6. Harvard

Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]

S

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)