terça-feira, março 19
Shadow

Cientistas acham fungo em Chernobyl que pode proteger astronautas no espaço

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Cientistas norte-americanos descobriram um fungo em Chernobyl que pode ser capaz de proteger astronautas no espaço durante as missões

Os raios cósmicos podem causar danos ao organismo humano, e em computadores. Por esta razão eles são um grande desafio para os cientistas, que tentam encontrar uma forma de proteger os astronautas durante as jornadas no espaço.

Mas a descoberta de microrganismo pode ser a solução, já que ele se mostrou capaz de absorver os raios, que poderiam causar câncer nos astronautas. Segundo os cientistas, se interligado ao tecido dos trajes dos astronautas, o fungo pode oferecer proteção durante as explorações espaciais. O que tornaria mais seguro o caminho para os astronautas durante as missões no espaço.

Cientistas das Universidades de Johns Hopkins e Stanford, locaalizadas nos EUA, encontraram um tipo de fungo que cresce próximo à usina nuclear de Chernobyl, que pode ajudar em explorações espaciais. Ele é chamado de Cryptococcus neoformans. Pesquisas mostraram que ele é capaz de absorver os raios cósmicos, ou pode impedi-los de chegar até os astronautas.

Um teste foi feito na Estação Espacial Internacional (ISS), e mostrou que até mesmo uma fina camada do fungo, de somente 2 mm de espessura, teve a capacidade de absorver 2% dos raios cósmicos que a atingem. Os cientistas informaram que apenas uma camada de 21 cm de espessura, já bastaria para fornecer uma proteção completa aos viajantes rumo a outro planeta, como Marte, por exemplo. Uma das formas de fornecer a proteção, é misturar o fungo no tecido de trajes que astronautas usam para missões espaciais.

“O que torna este fungo tão interessante é que você só precisa de alguns gramas para começar”, disse Nils Averesch, cientista de Stanford, e um dos líderes da pesquisa. “Ele se auto-replica e se repara sozinho, então mesmo que uma tempestade solar danifique significativamente o escudo, ele crescerá de volta em alguns dias”, completou.

Cursos online gratuitos

Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:

  1. USP
  2. UNICAMP
  3. ITA
  4. SENAI
  5. Sebrae
  6. Harvard

Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)