quinta-feira, janeiro 20
Shadow

Cientista inventou madeira transparente como o vidro e 50 vezes mais resistente

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Cientista inventou madeira transparente como o vidro e 50 vezes mais resistente

Se você gosta de temas relacionados à sustentabilidade, sempre é bom conhecer inovações como essa, que podem transformar o uso de materiais e colaborar com a natureza.

Para fazer esse grande feito, o pesquisador Liangbing Hu, da Universidade de Maryland (EUA), anunciou sua pesquisa para produzir madeira transparente, modificando a estrutura do material.

Com esse novo método, são duas etapas para transformar o material, em uma delas, ele escovou o material com água oxigenada e deixou sob luz ultravioleta, e posteriormente limpou com álcool para remover qualquer sujeira. E por último preencheu os poros com epóxi transparente, que tornou a madeira 50% mais resistente e com passagem de 90% da luz solar.

Também foi descoberto que retirando a parte das moléculas da lignina que lhe dão cor à madeira, o objeto se torna transparente.

Além disso, o material se tornou mais leve e melhor isolante térmico que o vidro tradicional.

Informações Técnicas e Benefícios

– Transmitância média de 80% e uma névoa de 93%

– Bom UV- capacidade de bloqueio e baixa condutividade térmica (0,24 W m −1 K −1 )

– Rápido processo de fabricação e robustez mecânica (uma alta resistência à tração longitudinal de 91,95 MPa e tenacidade de 2,73 MJ m −3)

– Boa capacidade de aumento de escala (320 mm × 170 mm × 0,6 mm)

– Economia de grandes quantidades de tempo e energia

– Grande potencial em aplicações de construção com eficiência energética, como tetos de vidro, telhados, decorações transparentes e painéis interno

Para conhecer o estudo completo, é possível acessar a publicação em inglês na revista Nature: [Acessando aqui]

O que achou da madeira transparente e de temas relacionados à sustentabilidade? Deixe sua opinião nos comentários e continue seguindo o Criative Tech para as melhores notícias da área.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Fonte: Nature

 

 

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)