Procon exigiu uma explicação da Apple para a decisão de venda de celular sem carregador
A Apple anunciou que os novos aparelhos de iPhone não serão vendidos com Iphones, o mesmo se aplica aos modelos 11, Xr e SE 2020, que agora também já estão sendo vendidos sem o acessório.
A Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) não achou convivente o argumento de que a decisão da retirada do carregador da embalagem dos iPhones foi tomada como uma medida “ecológica”.
“A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade. A Apple praticamente obriga o consumidor a fazer duas compras do mesmo produto; é quase uma venda casada”, disse o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Apple disse que não vai comentar a notificação do Procon-SP, a empresa tem até esta sexta (30 de outubro) para explicar a decisão.
Antes da nova medida tomada pela empresa, na compra de um iPhone, o consumidor tinha direito a um carregador, fones de ouvido e até um dongle de 3,5 mm.
O Procon-SP abunciou que a Apple “deverá apresentar as seguintes informações:
Quais razões fundamentam a decisão comercial da empresa;
Qual será o custo dos dispositivos ofertados em separado;
O que será disponibilizado para aquisição do consumidor para que seja efetuada a recarga e qual o tempo de previsão de carregamento do aparelho com o novo dispositivo;
Se o consumidor tem alternativa para utilização de outros dispositivos com a mesma função;
Como se dará o atendimento em garantia, já que os itens serão comprados em períodos distintos.”
Amiga do meio ambiente
No início de outubro, a Apple apresentou o novo iPhone 12 e confirmou que os aparelhos seriam vendidos sem carregador ou fones de ouvido. A decisão, por “questões ambientais”, visaria diminuir as emissões de carbono e a geração de lixo eletrônico (mas não o preço do aparelho).
Livros online gratuitos
A Amazon oferece pelo Kindle Unlimited, mais de 1 milhão de ebooks, você pode testar por 30 dias grátis, ler quantos livros desejar e cancelar quando quiser, para saber mais [Acesse aqui]
Também existe o Kindle Unlimited, mais aprimorado e que oferece mais de 1 milhão de ebooks, são 30 dias grátis e você pode cancelar quando quiser, para saber mais [Acesse aqui]
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]