quarta-feira, dezembro 11

UFSC desenvolve sorvete que ajuda na quimioterapia

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Sorvete especial desenvolvido por pesquisadores da UFSC ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia

Qual criança não gosta de sorvete? É até difícil imaginar alguém recusando esta delícia! Mas sabia que este alimento saboroso pode ser muito útil no procedimento de quimioterapia infantil? Afinal, é muito mais fácil convencer uma criança a tomar sorvete do que remédios. A ideia partiu dos pesquisadores da UFSC (Universidade de Santa Catarina), que desenvolveram um sorvete que ameniza os efeitos colaterais em pacientes durante as sessões de quimioterapia.

Além de facilitar a quimioterapia, o objetivo do sorvete é agir contra alguns efeitos colaterais do árduo procedimento, como perda de apetite, náuseas e feridas na boca (por ser gelado, o sorvete ajuda a anestesiar a cavidade bucal, que é uma das consequências do tratamento, que são as mucosites, sapinhos, e outros, que dificultam a ingestão alimentar). Portanto o alimento pode e deve ser consumido também por adultos, e não só por crianças.

O sorvete especial da UFSC foi desenvolvido em três sabores, os quais são: chocolate, morango e limão. No alimento há ainda diversos ingredientes saudáveis, como azeite de oliva, gordura de alto valor nutricional, proteína, e outros.

O sorvete já foi testado no Hospital Universitário da UFSC para analisar a aceitação e resultados, e obteve resultados positivos durante um ano, período em que foi realizado o teste. Os pontos positivos notados no teste do alimento foram o sabor, que facilita na ingestão, o gelado que previne feridas intensas na boca, e os ingredientes, os quais contribuem com os nutrientes que os pacientes precisam.

O sucesso do teste provou que o sorvete especial para a quimioterapia, além do efeito medicinal proposto, também funciona muito bem como um suplemento alimentar.
Gostou? Então não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)