Com diminuição da poluição graças à quarentena como método de prevenção ao coronavírus, a praia de Acapulco volta a brilhar após 60 anos
As águas do oceano na praia de Acapulco, no México, estão emitindo uma luz brilhante. Trata-se de um fenômeno que não é visto há mais de 60 anos, e retornou agora por conta da diminuição da poluição devido à quarentena.
O fenômeno raro foi registrado por moradores da praia Puerto Marqués, a luz brilhante da cor turquesa aparece à noite, é causada por microalgas ou plâncton brilhante. O fenômeno é conhecido cientificamente como bioluminescência, e pode acontecer também por causa de bactérias, moluscos, crustáceos, insetos, peixes e medusas. O que causa este fenômeno é a reação química desses organismos.
Como a bioluminescência não é visto em Acapulco há 60 anos, os especialistas explicaram que o fenômeno retornou devido ao isolamento social da quarentena contra o Covid-19. Com pouca atividade humana na natureza, a poluição diminui, contribuindo para o desenvolvimento dos organismos necessários para que a bioluminescência ocorra.
Outro fator contribuinte para o fenômeno se deve a tranqüilidade da água nas praias, já que não estão recebendo visitas de turistas, tornando-as praticamente vazias.
Veja abaixo imagens e um vídeo postado no twitter pela agência de turismo em Acapulco, mostrando a luz brilhante nas ondas do mar:
¿Qué es el fenómeno de la bioluminiscencia?
La bioluminiscencia es el proceso a través del cual los organismos vivos producen luz, la cual es el resultado de una reacción bioquímica en la que comúnmente interviene una enzima llamada luciferasa.#AcapulcoUnido #Acapulco pic.twitter.com/1VH3NRpChv
— Fidetur Acapulco (@FideturAcapulco) April 21, 2020
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]