terça-feira, abril 30
Shadow

Estudante da USP cria clínica em ônibus para vacinar contra Covid-19

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Um estudante de Arquitetura e Urbanismo projetou uma clínica em ônibus antigo para servir de complemento médico ao combate do Covid-19

O estudante de Arquitetura e Urbanismo chama-se Andre Zanolla e estuda na USP (Universidade de São Paulo), ele criou a clínica no ônibus para fazer vacinações em pessoas, exames e cuidados de baixa complexidade, com a intenção de apoiar hospitais, servindo complemento em diagnósticos, aplicação de medicamentos intravenosos e realizar exames de sangue.

O ônibus chamado de O-SI (Ônibus de Saúde Imediata) está sendo financiado por empresas e instituições de arquitetura, além de outras companhias do setor químico, farmacêutico e de saúde. A plataforma instalada no ônibus também promove a sustentabilidade, pois a clínica foi planejada para ônibus antigos que as empresas de transporte público retiraram de circulação.

“A ideia da plataforma é reaproveitar essa infraestrutura preexistente e torná-la um equipamento de saúde complementar de longa duração”, explica Andre.

A maioria desses ônibus poderiam virar sucata daqui a 10 anos, mas a partir de agora servirão como extensão de atendimento médico, evitando a aglomeração nos hospitais. O estudante também construiu um sistema na plataforma O-SI, que possui filtro de ar para reduzir a carga microbiana no ambiente e, até mesmo o coronavírus, que pode ser eliminado em até 98%.

A primeira unidade do ônibus já está funcionando e pode atender até 4 mil pacientes por mês. Outros dois ônibus antigos com clínicas instaladas também já estão sendo testados para funcionar.

Gostou da notícia? Então continue nos acompanhando para ver muitas outras notícias como essas! Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos e familiares!

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

43 Comments

Comments are closed.