Cientistas Suecos criaram um combustível que pode armazenar energia do Sol por até 18 anos
Os cientistas da Suécia descobriram um líquido que pode armazenar a energia solar por 18 anos, e por um custo que não seja tão alto. Desta forma, seria possível um crescimento na exploração humana por energia verde.
As pesquisas foram feitas na Universidade de Tecnologia de Chalmers, localizada em Gotemburgo, Suécia, e os cientistas deram o o nome de ‘combustível solar térmico” para a descoberta. “Um combustível térmico solar é como uma bateria recarregável, mas, em vez de eletricidade, você coloca luz solar e aquece, acionando sob demanda”, explica Jeffrey Grossman, engenheiro envolvido no estudo.
O engenheiro explicou ainda, que o líquido possui uma forma molécula formada de carbono, hidrogênio e nitrogênio, que ao receber energia através dos raios solares, ocorre uma ligação entre os átomos que sofreram mudanças e se transformam em outra versão energizada, que se chama isômero.
Um exemplo de como seria usado essa energia, é durante a noite ou no inverno, quando o líquido poderia ser extraído de um catalisador, transformando a molécula em sua forma original, liberando energia em como calor.
Veja na imagem a abaixo, o sistema de um aquecedor doméstico utilizando o combustível solar térmico:
Segundo os cientistas, diversos investidores já estão interessados no combustível solar térmico, por sua eficiência, e por ser livre de emissões danosas ao meio-ambiente. A previsão para chegada da tecnologia no comércio é de dez anos, voltado para sistemas domésticos de aquecimento.
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]