Uma cientista da Nasa fez um vídeo animado para mostrar que os dinossauros viviam no outro lado da galáxia
Você consegue imaginar dinossauros vivendo no outro lado da galáxia? Parece loucura, mas é verdade; a Nasa fez um vídeo ilustrado para explicar. Entenda abaixo:
A cientista Jessie Christiansen, especialista em exoplanetas da Nasa, mostra essa “loucura” através de um vídeo animado, onde mostra que nos tempos em que os dinossauros vagavam pela Terra, nosso Sistema Solar estava do outro lado da Via Láctea.
O vídeo ilustra de maneira simples que o aparecimento do Período Triássico já estava em curso desde a última vez em que o nosso Sistema Solar se encontrava no mesmo ponto da galáxia em que está hoje. Vale lembrar que o Sol completa sua transição a cada 230 milhões de anos ou mais.
Segundo a cientista, os dinossauros mais conhecidos já caminhavam pela Terra quando o planeta estava em uma parte diferente da Via Láctea. A ideia de fazer um vídeo desta história surgiu quando Christiansen participava de um evento onde faziam observação de estrelas no Instituto de Tecnologia da Califórnia, localizado em Pasadena.
Nesse evento, a cientista comentou com os colegas que, nosso Sistema Solar estava atravessando a galáxia quando os dinossauros habitavam a Terra, e então eles ficaram surpresos. De boquiabertos, foi quando caiu a ficha de todos presentes no evento, de que a maioria das pessoas nunca haviam refletido sobre a escala de tempo geológica e astronômica ao mesmo tempo.
“Foi a primeira vez que percebi que essas escalas de tempo – escalas arqueológicas, de registros fósseis e astronômicas – na verdade se combinam”, disse Christiansen em uma entrevista ao Business Insider. “Então tive a ideia de mapear a evolução dos dinossauros através da rotação da galáxia”, completou.
O vídeo
Christiansen levou quatro horas para fazer o vídeo ilustrado, no qual usou animações do PowerPoint. Mas alguns erros foram notados por ela no vídeo: os plesiossauros não são dinossauros, e concluímos uma órbita galáctica a cada 250 milhões de anos e não 200 milhões.
Ela também fez outras observações: “A animação meio que faz parecer que voltamos ao mesmo local, mas, na realidade, toda a galáxia se moveu muito. É mais como se estivéssemos fazendo uma espiral através do espaço. À medida que a galáxia inteira se move e gira em torno do centro, meio que cria essa espiral.” Explicou o cientista.
Veja o vídeo abaixo:
I have always been interested in galactic archaeology, but I don't think this is what they meant.
Did you know that dinosaurs lived on the other side of the Galaxy? pic.twitter.com/ngGCAu0fYU
— Dr. Jessie Christiansen (@aussiastronomer) August 28, 2019
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]