Outro vírus que não tem parentesco com o covid-19 ataca porcos e javalis, milhões de suínos morreram na China, e a doença avança pelo mundo
O vírus, que é bastante agressivo, pertence à família Asfarviridae, que infecta apenas porcos e javalis, não atinge os humanos. Os suínos quando contaminados, não resistem e morrem em média, entre 2 a 10 dias após a infecção.
O vírus é conhecido como Peste Suína Africana (PSA), pois o vírus é endêmico da África subsaariana, onde foi descoberto pela primeira vez por cientistas na década de 1950. Os sintomas da doença observados nos animais são febre alta, diarreia, vômito, tosse , perda de apetite e hemorragia.
O Ministério da Agricultura da China registrou 163 surtos de PSA desde agosto de 2018 e disse que 1,19 milhão de porcos foram abatidos. Já em setembro de 2019, também houve casos, mas foi verificada uma diminuição de 41% se comparado ao ano anterior.
Segundo a Agência internacional de notícias Reuters, a rápida disseminação da PSA que já matou milhões de animais na Ásia e Europa ocorreu por causa do sigilo que a China manteve. O mesmo aconteceu com o coronavírus, que sofreu extremo sigilo burocrático até se espalhar pelo mundo, o que aumenta a dificuldade de combater as pandemias.
Até o momento, não há registros da PSA nas Américas, mas os consumidores por aqui já sentiram o impacto das consequências dessa crise, pois houve um aumento no preço da carne suína.
Cursos online gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]