quinta-feira, abril 25
Shadow

Conheça o rim biônico para dizer adeus a maquina de hemodiálise

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

A fase dos testes nos humanos faz com que o milagre do rim biônico esteja cada vez mais perto de se tornar uma realidade. Os elementos orgânicos e eletrônicos serão combinados com o tamanho aproximado do órgão natural.

Este é um grande avanço da medicina e da tecnologia. Com certeza trará um bem-estar maior para os que se mantém a salvo por conta da hemodiálise.

A hemodiálise faz o trabalho que os rins não conseguem mais executar com maestria, como deveriam. O sangue é filtrado através de uma máquina, sendo retirados do organismo:

  • Os resíduos minerais;
  • Os resíduos prejudiciais;
  • Os líquidos desnecessários.

Assim sendo, o sangue “limpo” volta para o corpo humano, fazendo a manutenção do equilíbrio de substâncias químicas. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial.

O rim biônico e seus benefícios para os doentes

Desenvolvido por algumas universidades norte-americanas, esse rim – ou Projeto do Rim – terá a capacidade de fazer a filtragem do sangue dos indivíduos que tenham insuficiência renal. Isso acontecerá de forma contínua, sem precisar de o paciente visitar o hospital periodicamente.

O rim artificial é como um fio de esperança para os doentes que está há tempos na fila aguardando um transplante. O dispositivo terá a sua implantação feita com processo cirúrgico. Ele irá possuir um microchip com nanotecnologia feito de silício que vai funcionar como uma espécie de filtro.

Cada rim biônico terá aproximadamente 15 camadas desses microchips filtrantes. Neles os médicos irão utilizar a célula renal viva no intento de simularem as ações naturais do rim humano.

Conforme os desenvolvedores, este rim artificial estará fora da mira das defesas existentes no próprio organismo. Isso quer dizer que não haverá rejeição.

Pessoas que passam pelo processo de diálise poderão participar dos primeiros testes iniciados em breve. A previsão de conclusão será em 2020.

Interessante como a tecnologia pode fazer em benefício à saúde humana, não? Você gostou de saber um pouco mais sobre o rim biônico? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, em todas as áreas, inclusive em Engenharia e Tecnologia, confira aqui: http://criativetech.com/bolsas-estudo


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)