quinta-feira, março 28
Shadow

Calvície: Cientistas descobrem como reverter

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)

Sejam por vaidade ou simplesmente por uma questão de saúde, muitos homens já projetam uma preocupação em não perder os cabelos, e não usufruir mais uma aparência mais jovem com marcas de masculinidade e vivacidade. O problema da calvície tem sido uma constante na vida de muitos homens mais velhos.

A boa notícia, porém é que a ciência tem demonstrado opções para solucionar essa dor de cabeça: recentemente cientistas descobriram uma forma inédita de reverter à calvície.

Tida como um dos sinais mais evidentes do envelhecimento a queda de cabelo pode ter os dias contados, segundo pesquisa de cientistas da Universidade de Alabama. Eles usaram um método genético que desativa uma mutação, dessa forma, conforme testado em ratos de laboratório, a pela tende a se alinha mais facilmente, o que resulta em cabelos mais robustos e com maior firmeza.

Com a alteração genética feita pelos cientistas os ratos tiveram o gene de disfunção mitocondrial desativado, o que gerou a reversão de calvície neles. A pele mais lisa e firme foi restaurada. Essa reversão vai justamente à contramão do processo natural de declínio da atividade mitocondrial, geradora dos sinais de velhice.

Essa amostra de resultados científicos levaram os pesquisadores a propor que futuramente seres humanos poderão contar com um método corretivo semelhante para manter uma estética jovial, ao mesmo tempo em que se experiência o envelhecimento.

Embora pareça um pouco invasiva, essa maneira de corrigir problemas estéticos ou de saúde, diretamente na genética tem sido um tendência crescente e é esperado que órgãos reguladores criassem novas normas para acolher o futuro da medicina, genética e cosméticos que está se desenhando no horizonte.

Depois de confirmada a eficácia em testes feitos em seres humanos, essa novidade amiga do rejuvenescimento deve passar por baterias de mais testes, até ser aprovada pela indústria farmacêutica, sendo assim bem provável que o tratamento chegue primeiro nos Estados Unidos, depois na Europa e daí então nos demais países, até chegar ao Brasil.

Essa é uma boa prova, porém que a pesquisa científica pode gerar resultados cada dia mais surpreendentes, pode questionar e mudar paradigmas estéticos, culturais e até mesmo biológicos, o futuro realmente promete. Reverter à calvície parece ser apenas um dos primeiros passos, com as descobertas sobre rejuvenescimento e longevidade cada vez mais em tona, e levando em conta o aumento de interesse público nas pesquisas de internet, a crescente tende-se a manter, assim no final todos saem ganhando.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Ajude a compartilhar! ;)